Menu

Assinar Boletim

Coloque seu e-mail:

Parceiros

Escolha o assunto

Visite também

Trabalhos desenvolvidos

Gestão Municipal do Licenciamento Ambiental da Prefeitura Municipal de Aracruz/ES

Em 2004, a CICLO participou da implantação desse projeto, auxiliando na capacitação do município, através de sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente a exercer a coordenação, controle e execução da Política Municipal de meio Ambiente, dotando-a de competência plena para licenciar e controlar todas as atividades e empreendimentos considerados efetiva e potencialmente poluidores ou que sob qualquer forma, possam causar degradação ao meio ambiente no âmbito daquela municipalidade, visando acima de tudo a consciência ambiental em todos os setores e segmentos da sociedade e o desenvolvimento sustentável.

Consultoria e Licenciamento Ambiental do Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis de Linhares/ES

Em 2005, a CICLO participou do projeto Consultoria e Licenciamento Ambiental do Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis de Linhares/ES, desenvolvido pelo SINDIMOL (Sindicato das Indústrias de Madeira e do Mobiliário de Linhares) e o SEBRAE/ES, tendo como clientes as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Arranjo Produtivo Local de Móveis de Linhares, com o objetivo de obter o licenciamento ambiental desses empreendimentos definidos como efetiva ou potencialmente causadores de poluição.

O projeto, com duração inicial de 4 meses, destinou-se a fornecer consultoria especializada na área ambiental, visando auxiliar 11 empresas filiadas ao SINDIMOL a buscar a adequação ambiental de suas atividades, através da elaboração dos estudos necessários ao licenciamento de cada empreendimento junto ao Órgão Ambiental Estadual competente, no caso em tela, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

O trabalho desenvolvido teve sucesso e se estendeu as demais empresas filiadas ao SINDIMOL. Atualmente, a CICLO atende a 44 empresas moveleiras, que atuam no mercado com uma nova postura em relação aos conceitos de conservação e preservação ambiental.

Programa SEBRAE de Consultoria Tecnológica – Gestão Ambiental das Empresas Afiliadas à ASSORVAL

Em 2006, a CICLO participou do Programa SEBRAE de Consultoria Tecnológica – Gestão Ambiental das Empresas Afiliadas à ASSORVAL, desenvolvido pelo SEBRAE e a ASSORVAL (Associação das Oficinas Reparadoras de Veículos Automotivos de Linhares), tendo como clientes as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) afiliadas à ASSORVAL.

O programa, com duração inicial de 12 meses, teve o propósito de atingir a conformidade ambiental das empresas participantes, necessária para a obtenção de Licenças Ambientais e exigida pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), além de promover a Gestão Ambiental desses empreendimentos definidos como efetiva ou potencialmente poluidores.

Atualmente, a CICLO vem dando continuidade a esse programa para 30 empresas filiadas à ASSORVAL, que já apresentam um desempenho ambiental satisfatório.

Diagnóstico Técnico Ambiental das Cerâmicas Vermelhas associadas ao Sindiolaria/Norte

Em 2009, a CICLO elaborou o Diagnóstico Técnico Ambiental das Cerâmicas Vermelhas associadas ao Sindicato das Indústrias de Olaria da Região Centro Norte do Estado do Espírito Santo/Norte, promovido pelo Sindicato e o SEBRAE, com o objetivo de realizar um levantamento da atual situação das indústrias cerâmicas individualmente, do Norte do Estado do Espírito Santo, quanto ao processo de licenciamento junto aos órgãos IBAMA, IEMA/SANEAR, IDAF e DNPM, identificando os principais problemas enfrentados pelas 22 empresas participantes do projeto.

A elaboração do Diagnóstico Ambiental foi motivada principalmente pela grande dificuldade enfrentada pelas empresas da indústria de cerâmica, associadas ao SINDIOLARIA/NORTE, no processo de licenciamento junto aos órgãos reguladores.